Sabemos que nada se torna grandioso do nada, e o BITC não seria exceção.
Ao longo desses anos construímos essa celebração baseada no que somos e também com a ajuda de pessoas que admiramos. Entre erros e acertos sempre buscando fazer o melhor para todes que vem até Bento celebrar conosco.
Estamos chegando a nossa 12° edição, e aqui temos um pequeno resumo da nossa construção ao longo desses anos.
2010
Foi o ano onde tudo começou, fizemos com a caixa de som do carro, um par de CDJ e um ginásio de uma escola alugados. A ideia era ser um encontro pequeno que mostrasse outras alternativas para o Hip Hop local.
No final da festa ainda rolou um bate papo com o Eduardo Sô, que ecoou várias ideias na galera.
2011
Depois de um primeiro BITC ainda novo, pensamos em fazer a festa crescer. Passamos para 3 dias de uma programação com cinema, graffiti, batalhas, debate e workshops.
2012
O Battle InThe Cypher chegou aos olhos do Brasil e América do Sul.
Estabelecemos o formato que é hoje: 7 dias de programação, com festa, exposições, Graffiti, batalhas, show, cinema e mais. Recebemos Hip Hoppers de diversos estados e países para compartilharem junto do BITC. Nesse ano também tivemos as primeiras duas mulheres a fazerem parte da banca de júri, as B.girls Cielo e Miwa.
2013
O ano do Graffiti.
Um ano após lançarmos a batalha de Graffiti, 2013 foi o ano do encontro no BITC. Recebemos mais de 60 escritores de Graffiti que pintaram 10 painéis em 5 escolas durante o encontro. Também consolidamos a nossa programação de 7 dias.
Tivemos nesse ano a primeira pré edição, em Dourados MS, além do show do rapper Rapadura.
2014
Primeiro projeto aprovado no edital.
Pela primeira vez em 5 anos recebemos apoio do poder público, e tivemos o projeto contemplado no Fundo Municipal De Culturas, podendo assim melhorar a estrutura. Tivemos diversas atividades como workshops de todos elementos e palestras. Curiosidade: em 2014 o feriado de Tiradentes caia na segunda após o domingo de páscoa, então nesse ano o BITC teve 8 dias oficiais, sendo a versão mais longa do BITC.
2015
Calendário e Mad Max.
Em 2015 o Battle In The Cypher já se consolidava como um dos principais encontros culturais de Bento Gonçalves, quando o evento virou parte do Calendário de Eventos da Cidade.
Nesta edição tivemos como destaque a palestra do Jaspion e o show de rap com o Rock Lee. Esse também foi o ano que lançamos o Mad Max para o mundo.
2016
Batalhas de DJS
Na nossa 7ª edição estreamos juntamente ao Wagner Wagz a exposição das jaquetas customizadas em Colab com a estilista Amanda Medeiros. Outra curiosidade deste ano foi a primeira realização da batalha de DJs dentro do BITC.
2017
Nosso primeiro recap completo.
Em 2017 fizemos nosso primeiro recap completo, juntamente com nosso sempre parceiro Allef tivemos a oportunidade de mostrar pra mais pessoas toda energia que acontece aqui no BITC.
2018
Hasta La Cypher
Em 2018 tivemos um formato um pouco mais breve, numa edição de 4 dias que foram extremamente intensos. Além de toda programação que sempre rola tivemos uma edição da Red Bull BC One dentro do BITC.
Nessa edição também, pela primeira vez o MC Didiow cantou ao vivo parte da música Isso é Battle In The Cypher.
2019
2019 os 10 anos
Fechamos 10 edições de BITC e fizemos uma festa a altura dela, rolou uma homenagem ao b.boy Banks e ao B.Boy Maresia em SP e na Bahia.
Tivemos a expo contando nossos 10 anos, a participação marcante do P.MC, as gravações para o Documentário Nem Eu Sei Tudo.
2020
Vamos para o online?
Em 2020 estávamos preparando uma grande festa presencial, já havíamos passado com edições na Paraíba, Santa Catarina, Uruguai e Paraguai até todos os eventos serem cancelados devido a Covid19.
Nos reinventamos e fizemos um encontro totalmente Online, rolando batalha de groundmoves, festa na twitch, batalha online de DJs, Workshops palestra, bate papo, documentário da Coolture Trip, exibição do filme Nem Eu sei Tudo, e muito mais.
Este ano seguimos na construção de mais uma edição, semeando ideias e fortificando cada vez mais o elo.
Isso é Battle In The Cypher